ÁGUAS DE CALDEIRAS DE VAPOR E TORRES DE ARREFECIMENTO

 

As caldeiras de produção de vapor e as torres de arrefecimento (incluindo os condensadores evaporativos) são dos equipamentos mais utilizados na indústria. Tendo objectivos opostos, as primeiras para fornecer energia e as segundas para remover energia, independentemente do seu tamanho todas têm em comum a utilização da água. Assim, como a água, tal e qual se encontra no seu estado natural, não tem as características adequadas para esses fins, a sua utilização sem tratamento dará origem rapidamente a incrustações e corrosões com uma diminuição drástica do tempo de vida dos equipamentos, no seu rendimento térmico e riscos muito significativos ao nível da segurança no caso das caldeiras de vapor.

 

Os sistemas normalmente aplicados de descalcificação ou desmineralização, que a FDuarte também dimensiona e fornece, têm de ser complementados com um tratamento químico adequado a cada uma das situações.

 

Atenta a este problema, a FDuarte dispõe de um conjunto de produtos químicos, de efeitos e resultados largamente comprovados, que se adaptam às situações mais exigentes.

 

Como a aplicação de produtos químicos deve ser controlada, é normal o estabelecimento de contratos de assistência técnica em regime de avença. Assim, ao abrigo desses contratos a FDuarte acompanha regularmente as instalações, realizando no local as análises químicas que permitem de imediato detectar e corrigir problemas nas dosagens dos produtos químicos aplicados, redefinindo se necessário os regimes de purgas. No caso de alguns parâmetros não poderem ser verificados localmente são recolhidas amostras e levadas para o nosso laboratório.

 

A verificação do desempenho dos equipamentos utilizados, tais como  descalcificadores, desmineralisadores  bem como as calibrações de conductivímetros e sistemas de controlo do pH são práticas correntes durante as visitas de assistência técnica.